-->

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exercícios para o Assoalho Pélvico

Todos os músculos do nosso corpo podem ser fortalecidos através de exercícios. Exercícios para a musculatura do assoalho pélvico aumentam a força muscular, desenvolvem a coordenação motora (capacidade de contrair de formas diferentes) e a propriocepção (sensibilidade da região genital).
Pode - se fortalecer a musculatura do assoalho pélvico com exercícios simples de contração e relaxamento ou com o uso de acessórios, tais como os cones vaginais ou as bolinhas de Ben Wa. (Veja nos arquivos Cones Vaginais e Ben Wa)
A maior dificuldade na realização dos exercícios para a musculatura do assoalho pélvico é saber qual músculo contrair e como. Em termos técnicos essa percepção chama – se propriocepção. Antes de iniciar os exercícios deve – se estar familiarizada com a contração: saber como contraí – la e testar a sua força.    
Podemos dizer que existem três ações da musculatura do assoalho pélvico que podem ser facilmente percebidas pela mulher, como o controle da uretra para o fluxo urinário, controle do esfíncter anal e constrição da vagina.  
Sabemos que o bom funcionamento de todos os músculos depende de força, resistência e coordenação motora.
Uma mulher pode apresentar perda de urina ao tossir, ter uma musculatura do assoalho pélvico forte, mas não saber contrair, onde é ensinado o treino de coordenação motora. Por outro lado, a mulher pode saber como realizar a contração muscular e apresentar uma musculatura do assoalho pélvico enfraquecida, onde nesse caso, é ensinado o treino de como aumentar sua força. Em casos de boa força muscular e contração eficaz, mas com baixa resistência (a musculatura do assoalho pélvico é forte, mas não consegue ser sustentada por mais de 3 ou 4 segundos), então o treino é de resistência, para que a mulher consiga segurar a urina.

Consulte um Fisioterapeuta Especialista em Uroginecologia para que o plano ideal de tratamento seja traçado com responsabilidade e de acordo com os seus objetivos.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário