-->

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ginástica Hipopressiva

A Ginástica Hipopressiva é uma combinação de exercícios da musculatura abdominal, da musculatura do assoalho pélvico e da musculatura peitoral criada na década de 1950 pelo médico francês Marcel Caufriez.
Esta combinação de exercícios produz um tipo particular de movimento dos músculos abdominais, conhecido como manobra de aspiração diafragmática que tem a propriedade de puxar para cima os órgãos da pelve (bexiga, útero, ovários, etc).
Além de servir como um excelente exercício para treinar a contração dos músculos do assoalho pélvico e dos músculos abdominais, estudos recentes vêm mostrando que a ginástica hipopressiva tem apresentado resultados na melhoria de prolapsos genitais (tais como bexiga e útero caídos) dos mais diversos graus, como forma de reeducação e reposicionamento ativo dos órgãos pélvicos, podendo evitar a correção cirúrgica.

Como é feita a Manobra de Aspiração Diafragmática?

A manobra é formada por três movimentos em sequência: contração dos músculos abdominais, contração da musculatura do assoalho pélvico e contração dos músculos intercostais e peitorais. Preferencialmente a mulher deve estar deitada confortavelmente, sobre uma superfície firme e com os joelhos semi-dobrados (pés apoiados no chão).

Contração dos Abdominais: deve-se inspirar (puxar o ar) profundamente, soltar lentamente todo o ar e então trancar a respiração enquanto se contrái os abdominais com força, encolhendo a barriga, empurrando o umbigo para dentro como se faz para tentar fechar o zíper de uma calça apertada;
Contração da MAP: mantendo a barriga encolhida, a MAP deve ser contraída com toda a força e sustentada (sem soltar);
Contração dos Intercostais e Peitorais: ainda com a barriga encolhida e a MAP contraída, deve-se estufar o peito, afastando as costelas e abrindo os ombros (sem mexer os braços ou os ombros).

Importante: Antes de iniciar qualquer um dos exercícios propostos contate um médico ginecologista ou um Fisioterapeuta Especialista em Uroginecologia que possa orientar corretamente o uso da técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário