-->

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ben Wa

Ben Wa ou as famosas “bolinhas tailandesas” são um dispositivo interessante na identificação da musculatura do assoalho pélvico bem como no treino de força e coordenação motora desta musculatura.
Em toda a região da Índia, os exercícios para a musculatura do assoalho pélvico são, há milênios, transmitidos de mãe para filha, como uma forma de fazer a mulher mais feliz consigo mesma, além de melhor esposa e mãe. Isso porque esses exercícios, praticados de maneira regular, melhoram a gestação, o parto e ainda potencializam o desempenho sexual.
Este pequeno aparelho é formado por duas ou mais esferas (com cerca de 5 cm de diâmetro), ligadas uma na outra por um cordão flexível. Elas devem ser inseridas e expulsas da vagina a partir de movimentos que trabalham a musculatura do assoalho pélvico e os músculos abdominais.
O ben wa exige uma dissociação bastante clara das contrações da musculatura do assoalho pélvico da musculatura abdominal. Por este motivo, ele é bastante eficaz no treinamento de mulheres que não conseguem separar as duas contrações, ou seja, que contraem simultaneamente abdominais e assoalho pélvico, ou que contraem os abdominais ao invés de contrair o assoalho.
É importante lembrar que o treino com o ben wa é voltado especificamente para o ganho de coordenação motora, não sendo seu foco principal o ganho de força.
Mesmo assim, como todo treino de coordenação motora, ele acaba invariavelmente incrementando em alguns graus a força muscular. Para quem busca especificamente graus maiores de força, o instrumento melhor indicado seriam os cones vaginais.
Além do que, os exercícios com o ben wa, normalmente, não são indicados para mulheres com prolapso genital, ou seja, a bexiga ou o útero caído.

Consulte um Fisioterapeuta Especialista antes de iniciar a prática dos exercícios para o assoalho pélvico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário