-->

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prostatectomia

Prostatectomia é a remoção cirúrgica parcial ou total da próstata. É realizada em casos de tumores (câncer de próstata) ou quando a próstata se torna muito grande (hiperplasia prostática benigna) a ponto de restringir a passagem da urina através da uretra.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença cuja incidência aumenta com a idade e pode causar sintomas como micção freqüente, jato urinário fraco e micção noturna.
A cirurgia pode ser realizada através de duas vias diferentes: por via transuretral ou por via suprapúbica.
A prostatectomia transuretral é realizada com um cistoscópio que é introduzido através do meato uretral externo, situado na extremidade do pênis até à próstata. Por intermédio deste instrumento cortante procede-se à raspagem do tecido prostático em excesso. Nas prostatectomias por esta via os sintomas do paciente desaparecem, a recuperação é rápida e pouco ou nada dolorosa. Por vezes pode ser necessário repetir a intervenção se voltar a haver novo crescimento da próstata e recorrência dos sintomas.
Na intervenção suprapúbica é realizada uma incisão abdominal por onde é extraída a próstata. Este tipo de acesso tem um pós-operatório mais doloroso e uma recuperação mais lenta. A recuperação completa ocorre mais ou menos ao fim de 3 semanas. Recomenda-se evitar a ingestão de café, coca-cola e bebidas alcoólicas que podem provocar a irritação da bexiga e da uretra.
Algumas das complicações que podem ocorrer após o procedimento cirúrgico da retirada da próstata são:
  • incontinência urinária transitória ou não
  •  disfunção erétil ou impotência (alteração da capacidade de ter ou manter uma ereção)
  • infertilidade  
  • ejaculação retrógrada (passagem de esperma para a bexiga durante a ejaculação)
O procedimento cirúrgico é realizado por um médico urologista e o tratamento fisioterapêutico realizado por um especialista da área pode tratar as alterações pós – cirúrgicas tais como a incontinência urinária masculina e a disfunção erétil em alguns casos.
Converse com seu médico e venha nos procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário