-->

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gestação X Pele

Durante a gestação, a pele apresenta alterações que ocorrem no organismo materno. Mesmo sendo alterações fisiológicas (normais do organismo, sem significar doença), podem ser motivo de angústia para muitas gestantes, podendo permanecer após o parto ou desaparecerem espontaneamente.
Alterações da pigmentação da pele
As alterações pigmentares (manchas na pele) podem ocorrer em 75 a 90% das gestantes, de forma e localizações variáveis, provavelmente devido ao aumento de alguns hormônios.
O uso de filtro solar nesse período é essencial na prevenção do melasma (região de maior pigmentação). Algumas áreas da pele podem escurecer, como a fronte, nariz, axilas, face interna das coxas e períneo, assim como as cicatrizes.  Sardas e nevos pigmentados (sinais) também podem sofrer escurecimento.
O distúrbio de pigmentação mais frequente da gravidez é o escurecimento da linha média abdominal, formando uma linha escura vertical no centro da barriga, que recebe o nome de linha alba.Também é comum o escurecimento da aréola mamária.
Após a gestação, ocorrerá regressão parcial ou completa da hiperpigmentação, não devendo ser tratada com despigmentantes durante a gravidez e lactação. Deve-se esperar o desmame para se instituir qualquer tratamento.
Estrias
O tecido conjuntivo também sofre modificações, dando origem às estrias gravídicas, que acometem entre 70 a 90% das gestantes, especialmente a partir da 24ª semana de gestação, não sendo explicadas apenas pela distensão do abdômen. As estrias não desaparecem após o parto e seu tratamento ainda é difícil. O uso de emolientes e hidratantes durante a gestação deve ser encorajado, como uma forma de tentar evitá-las porém, não garante que não irão surgir.
Alterações vasculares
As alterações vasculares surgem devido aos elevados níveis de hormônios estrogênicos na circulação materna, promovendo um aumento de 30 a 50% do volume sanguíneo podendo reter até 8 litros de água acima do peso normal, causando inchaço e sensação de peso nas mãos, pernas e pés, o que podem favorecer o aparecimento de eritemas. A partir da 12ª semana de gestação a gestante pode procurar um fisioterapeuta especializado para realizar as manobras de drenagem linfática para aliviar o desconforto causado pelo mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário