Fazer xixi na cama ou na roupa depois do tempo, ficar muito tempo sem ir ao banheiro ou ter uma vontade muito grande de ir toda hora, parecer que está sempre prendendo o xixi... Esses sintomas podem esconder algumas das chamadas “disfunções urinárias na criança”.
A criança está prestes a ser alfabetizada, mas os episódios recorrentes de xixi fora de hora indicam a manifestação de um problema que pode prejudicar e muito a auto – estima dela. As fraldas são aposentadas na idade média entre 2 a 3 anos quando a criança aprende a controlar sua micção, porém esse incômodo de acordar com a cama molhada é um fato comum na infância já que o mecanismo urinário da criança até os 5 anos de idade está ainda amadurecendo. Após os 5 anos, esse problema passa a ser uma doença chamada “enurese noturna”, quando a criança faz xixi na cama enquanto dorme. A perda da urina durante o dia também existe, mas normalmente ocorre quando a criança segura o xixi para continuar brincando ou existe alguma alteração na bexiga. As atividades sociais como viajar ou dormir na casa de um amiguinho se tornam limitadas e a situação acaba afetando a própria auto - confiança.
Cerca de 15% das crianças apresentam a enurese noturna, afetando principalmente meninos. É uma alteração que precisa ser tratada por um especialista, ao contrário do que muitos pais pensam ser manha ou uma forma de se chamar a atenção devido a alguma mudança como a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais.
Além de causas como os problemas hormonais, alterações anatômicas, fisiológicas ou psicológicas, se um dos pais teve enurese quando criança, a chance do seu filho vir apresentar o mesmo problema é de grande relevância.
A fisioterapia em Uroginecologia inclui em seu trabalho duas modalidades de tratamento para programar o xixi na hora certa e melhorar a qualidade de vida da criança que apresenta as disfunções urinárias, que são a terapia comportamental e a eletroterapia não – invasiva, explica Juliana.
O tratamento adequado da enurese beneficia não somente a criança como também seus familiares. O controle noturno da micção significa para a criança que ela é competente, que tem controle sobre seu corpo e que venceu esta etapa da vida, recuperando assim sua auto – estima, e para a família, mais uma conquista na educação da criança.
Se seu filho (a) é maior de 5 anos e ainda molha a cama mais de 2 vezes por semana, venha nos fazer uma visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário