Defini - se como prolapso genital o deslocamento das estruturas pélvicas (útero, bexiga, ureter, intestino, reto) em direção ao intróito vaginal. O prolapso genital ocorre devido ao desequilíbrio entre as forças encarregadas de manter os órgãos pélvicos em sua posição normal e aquelas que tentam impeli - lo para fora da pelve, podendo afetar adversamente a qualidade de vida da mulher.
A deficiência do "estrogênio" e o "envelhecimento" são as principais causas quando associadas ao relaxamento da musculatura do assoalho pélvico pós menopausa.
As mulheres com prolapso genital podem apresentar sintomas como perda urinária, distúrbios da micção, sensação de enchimento, como se fosse uma "bola" saindo da vagina, dor pélvica e desconforto na relação sexual.
É importante conhecermos o efeito da fisioterapia que tem como objetivo prevenir ou tratar clinicamente o prolapso através de exercícios funcionais para o assoalho pélvico, eletroterapia, uso de cones vaginais e ginástica hipopressiva. Os exercícios agem aumentando a força muscular usando a contração durante o aumento da força abdominal diariamente.
Esse conjunto de opções terapêuticas aplicadas adequadamente podem trazer benefícios tais como a prevenção, tratamento ou postergação da cirurgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário