O vaginismo é um tipo de dor sexual na qual a mulher não consegue abrir o intróito vaginal para a penetração do pênis, ou do absorvente interno, ou do dedo, mesmo que a mulher deseje essa penetração.
Sua característica principal é a contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, impossível de controlar, que acaba “fechando” a entrada do canal vaginal mesmo que a mulher esteja se esforçando para relaxar.
Existem 2 tipos de graus de vaginismo. O tipo primário acontece quando a mulher nunca conseguiu ter uma relação sexual com penetração. No secundário a mulher conseguia ter relação normal até que, por algum motivo, algum trauma acabou ocasionando o vaginismo.
Basicamente o tratamento para os dois tipos de vaginismo consiste em psicoterapia e fisioterapia especializada, com exercícios de conscientização perineal e coordenação motora da musculatura do assoalho pélvico.
O tratamento do vaginismo está relacionado ao conhecimento corporal e consciência do assoalho pélvico, a elasticidade da entrada do canal vaginal, e a coordenação muscular perineal, neste caso, da musculatura do assoalho pélvico e, em casos mais severos, das musculaturas das coxas, glúteos e outras estruturas relacionadas.
A massagem perineal também pode ser útil nos trabalhos de dessensibilização e no aumento da elasticidade da entrada do canal vaginal.
Converse com seu médico e venha nos procurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário