A Dismenorréia também conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual e que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. Pode ser primária ou secundária, dependendo da existência ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo.
A dismenorréia primária é aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, ocorre nos ciclos menstruais normais e logo após as primeiras menstruações na adolescência, podendo cessar ou reduzir significativamente quando a mulher atinge a faixa dos 20 e poucos anos. Em alguns casos isso só ocorre após a gestação. É causada pelo aumento da produção de prostaglandinas (mediadores inflamatórios) pelo útero, que provocam contrações uterinas dolorosas.
A dismenorréia secundária está relacionada a alterações do sistema reprodutivo, que podem ser endometriose, miomas uterinos, infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina de origem congênita. Outra causa da dismenorréia secundária pode ser o uso de dispositivo intrauterino (DIU) como método anticoncepcional.
A cólica associada com a dismenorréia geralmente começa poucas horas antes de iniciar o sangramento e pode continuar por alguns dias. A dor geralmente é descrita como sendo na porção inferior do abdômen, possivelmente se irradiando para as pernas e região lombar.
O tratamento clínico da dismenorréia inclui a identificação e o tratamento das causas da dor, utlizando geralmente os analgésicos, antiespamódicos, anticoncepcionais e os anti – inflamatórios não – esteroidais (inibidores das prostaglandinas) que podem ser úteis no alívio da dor.
A Fisioterapia Uroginecológica é outra possibilidade de tratamento que inclui técnicas manuais, eletroterapia uroginecológica para alívio da dor (Tens, Corrente Interferencial, Dualpex) e exercícios específicos de alongamento para promover o relaxamento das estruturas pélvicas.
Converse com seu médico e venha nos procurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário