-->

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dispareunia

A dispareunia é um transtorno sexual caracterizado pela sensação de dor genital durante o ato sexual, mas pode estar presente também antes ou depois do intercurso.
As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial ou até mesmo profunda, e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda. É mais freqüente do que se pensa, podendo atingir até 50% das mulheres com vida sexual ativa.
A dispareunia pode levar a rejeição do ato sexual trazendo conseqüências graves para o relacionamento atual e comprometimento dos futuros, diminuindo o desejo em diversos graus.
Pode ser causada por fatores orgânicos e/ou psicológicos, entre eles:
Fatores Orgânicos: infecções genitais (candidíase, tricomoníase), doenças da pele na região genital (psoríase, foliculite), DSTs, infecção ou irritação do clitóris, infecção ou irritação urinária.
Fatores Psicológicos: dificuldade em entender e aceitar a sexualidade de uma maneira saudável, crenças morais e religiosas muito rígidas, educação repressora, medo e tabus irracionais quanto ao contexto sexual, falta de desejo em fazer sexo com o parceiro, medo de machucar o bebê quando durante a gestação, falta de informação, traumas infantis relacionados a sexualidade, sentimento de culpa na vivência da sexualidade.
A maior conseqüência desses fatores é a ausência da lubrificação vaginal, que dificulta a relação sexual, provoca dor e impede que a mulher sinta prazer, não chegando ao orgasmo.
A Fisioterapia Uroginecológica tem como objetivo melhorar as condições de lubrificação vaginal e promover um relaxamento do assoalho pélvico. Inicia – se com uma orientação educativa sobre a anatomia genital, técnicas de liberação miofascial, biofeedback, eletroterapia para o alívio da dor e redução da hipersensibilidade, uso de cones vaginais e fortalecimento muscular.
Com o tratamento as relações sexuais são mantidas sem a presença da dor, além de prevenir problemas como incontinências urinárias, prolapsos genitais (queda do útero, bexiga) e flacidez pós – parto.
Converse com seu médico ginecologista e venha nos procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário