-->

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tratamento Combinado: Endermologia, Ultrassom e Drenagem Linfática

A "desarmonia corporal" depende da quantidade de gordura total (com ou sem excesso de peso), da localização da gordura e do estágio da celulite e da flacidez muscular, que quase sempre aparecem associados.
Os tratamentos para a chamada "Síndrome da Desarmonia Corporal" podem ser otimizados com sessões alternadas de técnicas manuais (manobras de Drenagem Linfática) concomitante ao uso do Ultrassom de 3mHz com géis específicos e da Endermologia.
A Endermologia através de seu sistema de vácuo graduado, permite um aumento da vascularização, promove a Drenagem Linfática, elimina marcas de expressão, quelóides, cicatrizes, irriga e oxigena melhor o tecido e promove a produção do colágeno.
O Ultrassom de 3 mHz, além de promover a quebra dos nódulos lipolíticos (lipoclasia), permite também a fonorese, que é a permeação dos princípios ativos específicos para a diminuição da gordura localizada e do aumento da circulação local.
Já a Drenagem Linfática manual vem como um padrão - ouro nos tratamentos estéticos, promovendo uma desintoxicação do organismo através de técnicas de massagem bem específicas, que visam acelerar a velocidade da linfa, reduzindo o edema com consequente melhora dos efeitos adversos causados pelo mesmo. 
Inicialmente, é realizada uma avaliação por um profissional especializado e qualificado para melhor atender suas necessidades e verificar qual o melhor tipo de tratamento personalizado para você.

Corrente Russa


A Corrente Russa é um equipamento com tecnologia de ponta extremamente eficiente para o tratamento da flacidez, modelagem corporal e recuperação da força muscular.

Trabalha a hipotonia muscular de:
  •  abdome
  •  glúteos
  •  membros inferiores
  •  membros superiores
  •  interno de coxa
Fortalecimento e aumento do tônus muscular:
  • Pós - parto
  • Pós - emagrecimento
  • Pré e pós - lipoaspiração
Melhora da performance de atletas:
  • Recuperação da performance muscular
  • Melhor rendimento
  • Preparação para qualquer trabalho
Reeducação postural e Estimulação do fluxo sanguíneo e linfático.

Inicia-se o tratamento com 10 sessões, com duração de 10 à 20 minutos, realizadas duas ou três vezes por semana, podendo ser trabalhados vários grupos musculares ao mesmo tempo ou alternadamente, sendo capaz de remodelar o corpo combatendo a flacidez de diversas origens, de forma rápida e eficaz.

Ultrassom de 3 mHz


Equipamento de uso fisioterapêutico dermato - funcional com potência de 3 mHz, utilizado em conjunto com géis específicos muito eficazes para diminuir a celulite e a gordura localizada.
O ultrassom de 3 mHz quase sempre é coadjuvante de outros tratamentos, sendo considerado um agente dispersor.
No caso da celulite inchada e dolorosa, por exemplo, ele ajuda a alastrar os componentes inflamatórios, diminuindo o quadro disfuncional.
Com seu sistema contínuo e pulsátil graduado, permite, através das ondas do ultrassom, "bombardear" os nódulos lipolíticos, sendo um dos equipamentos mais eficientes para tratamentos combinados em casos de celulite e gordura localizada.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Disfunções do Assoalho Pélvico

O assoalho pélvico corresponde a parte inferior da pelve composta por um conjunto de músculos e ligamentos com a função de sustentar os órgãos pélvicos (útero, bexiga), promover o fechamento rápido da uretra (para manter a continência), do reto para haver continência fecal e aumentar a sensação de prazer sexual. 

As disfunções tratadas através do tratamento fisioterapêutico são:

  • Incontinências Urinárias (esforço, urgência, mista)
  • Pós - Operatório de prostatectomia radical ou ressecção prostática
  • Incontinência Anal (perda de fezes, gazes)
  • Prolapsos Genitais (popular bexiga caída)
  • Bexiga Neurogênica (hiperatividade ou hipoatividade vesical)
  • Dispareunia (dor durante ou após o ato sexual)
  • Disfunção Erétil
  • Vaginismo (espasmo involuntário dos músculos que envolvem a vagina)
  • Algias Pélvicas (dor localizada na região abdominal inferior que pode se estender por toda a pelve com período maior que 6 meses, intensificando durante o período menstrual ou ato sexual)
  • Disfunções Miccionais na Infância (enurese noturna)
Os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico são a reeducação e o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, a fim de restaurar, normalizar e restabelecer a função perdida, podendo ser divididas em profilaxia das disfunções pélvicas e perineais e tratamento das mesmas.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fisioterapia no Câncer de Mama

Durante os últimos anos, a incidência de câncer de mama tem aumentado de forma significativa, sendo o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o primeiro entre as mulheres.
Atualmente observa – se a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na atenção ao câncer de mama e a fisioterapia desempenha um papel muito importante no pós – operatório. 
A fisioterapia precoce tem como objetivo prevenir e minimizar as complicações, sejam elas linfáticas, posturais e/ou respiratórias. Promover adequada recuperação funcional e, conseqüentemente, propiciar melhor qualidade de vida às mulheres submetidas à cirurgia para o tratamento de câncer de mama.
Existem programas de tratamento estruturados em contrações isométricas da musculatura do ombro, braço e mão, nos quais a paciente é instruída a levantar, com as mãos unidas, em flexão, abdução e rotação do ombro até o limite de dor. E outros em que a paciente é estimulada a realizar exercícios ativo - livres em todos os movimentos fisiológicos do ombro.
Há, também, terapias em que são indicados os exercícios como subir com os dedos pela parede até o limite máximo de flexão e abdução, pentear os cabelos, fazer roda de ombro e rotação do braço, entre outros. Existem propostas baseadas em alongamento e fortalecimento, com exercícios rítmicos de cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e inferiores. Outros programas consistem de exercícios pendulares, exercícios de escalada do braço na parede e polias.
A drenagem linfática manual e o uso do enfaixamento compressivo funcional e meias elásticas são importantes para a prevenção de linfedema, fibroses e aderências. Caso já exista a formação do linfedema, a intervenção fisioterapêutica sobre o membro acometido deve ser iniciada o mais precocemente possível, para evitarmos novas complicações.
Algumas orientações recomendadas:

  • Cuidado para não ferir o braço (faca, tesoura e fogo)
  • Evitar raspar ou depilar a axila. Dar preferência a barbeadores elétricos
  • Evitar aferir a pressão arterial
  • Evitar aplicar injeções, vacinas e acupuntura, bem como tirar ou receber sangue
  • Não tirar a cutícula e cortar calos. Cortar cuidadosamente as unhas
  • Não fazer grandes esforços como carregar peso. Usar bolsa tiracolo de maneira alternada
  • Não praticar pequenos movimentos repetidos, ou seja, evitar atividades com contrações isométricas por longo período
  • Evitar tomar sol excessivo ou se expor em ambiente muito quente (sauna)
  • Não usar relógios, anéis ou pulseiras apertadas, dificultando a circulação linfática
  • Manter a pele hidratada. Não usar produtos alérgicos e dar preferência ao uso de hidratantes com Ph neutro
  • Se notar picada de insetos, lave o local com água e sabão neutro
  • Procure manter seu peso ideal e ingerir líquidos.

Procure sempre um profissional especializado e qualificado para melhor atendê – lo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fisioterapia no Câncer de Próstata

O câncer de próstata é a malignidade mais comumente encontrada em homens e se manifesta geralmente a partir dos 50 anos. É curável na maioria dos casos, e responde muito bem ao tratamento quando detectado precocemente.
O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo médico urologista através do exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicar a realização da ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal) que poderá por sua vez, mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática.
Estima – se que, há 40 anos, a incidência de tumores diagnosticados já estava em estágio avançado quando se detectavam, sendo que hoje, devido aos exames preventivos realizados, a grande maioria dos tumores encontrados está em uma fase inicial localizada e susceptível de terapêutica curativa, podendo ser os indivíduos submetidos à cirurgia de prostatectomia radical (retirada total da próstata).   
Porém, mesmo com o avanço da técnica cirúrgica e a experiência dos cirurgiões, a agressividade da cirurgia demonstra que 20 a 90% dos indivíduos submetidos à prostatectomia radical desenvolvem a incontinência urinária (perda de urina involuntária), além da disfunção erétil.
A fisioterapia tem como principal objetivo a reeducação e o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico do homem através da orientação de exercícios específicos e da eletroestimulação, a fim de restabelecer a continência e, se possível, a função erétil.
Além de ser um tratamento indolor, em poucas sessões pode se observar bons resultados, devendo a fisioterapia ser iniciada o quanto antes possível.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Limpeza de pele


Tratamento facial completo para remoção de impurezas, cravos e espinhas, com produtos antiinflamatórios, descongestionantes, alta freqüência, hidratantes e aplicação de máscaras adequadas ao seu tipo de pele.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Peeling de Diamante


Tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, diminui a tonalidade das manchas, a oleosidade e a acne podendo ser realizado em qualquer estação do ano, sendo menos agressivo que alguns peelings químicos.
O método consiste em uma microdermoabrasão superficial, onde é usada uma ponteira de diamante que desliza sobre a pele promovendo uma esfoliação.
O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas e diminuindo os poros que estão dilatados.
A abrasão e a esfoliação são controladas e estimulam a formação de colágeno (proteína natural da pele) que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial.
É um peeling leve e retira somente uma parte da epiderme, podendo ser usado para preparo da pele para peelings químicos ou usado isoladamente com bons resultados.
O tratamento age de maneira suave e progressiva, podendo ser usado em todos os tipos de pele, inclusive em peles morenas e também bronzeadas.
Para se obter um bom resultado são necessárias de 5 a 10 sessões com intervalos de 7/7 dias ou de 15/15 dias de acordo com cada indicação.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática Corporal

Promove uma desintoxicação do organismo através de técnicas de massagem bem específicas que visam acelerar a velocidade da linfa e reduz o edema com consequente melhora dos efeitos adversos causados pelo mesmo.
A drenagem linfática manual bem aplicada é o padrão ouro dos tratamentos estéticos e funcionais para diminuição da celulite e melhor funcionamento do organismo.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática Facial


Realizada através de movimentos de bombeamento e deslizamento a técnica ajuda a eliminar as toxinas e ativar a circulação sanguínea podendo ser realizada em todas as idades, atuando de forma preventiva na acne, rugas e linhas de expressão da pele, tornando - a livre de impurezas, firme e com
viço por mais tempo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática para Gestantes


A importância da drenagem linfática durante a gestação

A gestação é um período em que a mulher passa por grandes transformações físicas e emocionais. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação as alterações hormonais essenciais à gestação promovem a reabsorção de sódio, causando a retenção hídrica. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo de líquido é responsável pelo desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e pernas.
A drenagem linfática manual é o tratamento mais indicado para as gestantes. É uma massagem suave e lenta que estimula o sistema linfático. Ativa a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promove a hidratação da pele, melhora o sistema imunológico e a eliminação de toxinas pela urina. Além destes benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar por promover relaxamento.
Os movimentos são delicados e suaves, pois os vasos linfáticos encontram-se na primeira camada da pele.
As sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir das primeiras semanas de gestação, uma vez, autorizadas pelo obstetra.
São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de aproximadamente uma hora.
É importante que o tratamento seja realizado por um profissional qualificado, que tenha conhecimento sobre o sistema linfático e as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Prolapso Genital ou "Bexiga Caída"

Defini - se como prolapso genital o deslocamento das estruturas pélvicas (útero, bexiga, ureter, intestino, reto) em direção ao intróito vaginal. O prolapso genital ocorre devido ao desequilíbrio entre as forças encarregadas de manter os órgãos pélvicos em sua posição normal e aquelas que tentam impeli - lo para fora da pelve, podendo afetar adversamente a qualidade de vida da mulher.
A deficiência do "estrogênio" e o "envelhecimento" são as principais causas quando associadas ao relaxamento da musculatura do assoalho pélvico pós menopausa.
As mulheres com prolapso genital podem apresentar sintomas como perda urinária, distúrbios da micção, sensação de enchimento, como se fosse uma "bola" saindo da vagina, dor pélvica e desconforto na relação sexual.
É importante conhecermos o efeito da fisioterapia que tem como objetivo prevenir ou tratar clinicamente o prolapso através de exercícios funcionais para o assoalho pélvico, eletroterapia, uso de cones vaginais e ginástica hipopressiva. Os exercícios agem aumentando a força muscular usando a contração durante o aumento da força abdominal diariamente.
Esse conjunto de opções terapêuticas aplicadas adequadamente podem trazer benefícios tais como a prevenção, tratamento ou postergação da cirurgia. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Disfunções Sexuais Femininas

A sexualidade é um dos aspectos importantes que compõe a personalidade humana e abrange a forma com que cada pessoa expressa e recebe afeto. Sabe – se hoje que a sexualidade está presente desde o nascimento e é desenvolvida ao longo do tempo, em fases sucessivas, por meio de contatos que cada ser humano estabelece consigo mesmo e com o meio que o cerca, se modificando com a cultura e a época ao longo da vida de uma pessoa.
A função sexual humana se divide em quatro etapas: desejo, excitação, orgasmo e resolução, e utiliza - se o termo “disfunção sexual” para aquelas situações em que os componentes orgânicos ou psicogênicos da resposta sexual apresentam alguma alteração. As causas orgânicas estão relacionadas ao uso de medicamentos ou as deficiências hormonais e os fatores psicogênicos podem estar relacionados à ansiedade, fatores culturais, educacionais e familiares.
As disfunções sexuais são alterações em alguma das quatro fases e podem ser descritas como ausência ou diminuição da libido, da excitação, retardo ou ausência do orgasmo, dispareunia (dor recorrente ou persistente durante ou após o intercurso sexual) ou vaginismo (espasmo involuntário dos músculos da vagina impedindo qualquer penetração).
Os músculos do assoalho pélvico participam da atividade sexual e quando contraídos voluntariamente, contribuem para intensificar o desejo sexual e o orgasmo. Além disso, são responsáveis pela contração rítmica e involuntária que ocorre durante o orgasmo. Os músculos elevadores do ânus também modulam as respostas durante o mesmo. A hipertonia muscular pode levar ao vaginismo que, por sua vez, pode acarretar a dispareunia. Quando hipotônicos (fracos), podem provocar diminuição das sensações vaginais, anorgasmia, bem como incontinência urinária durante o ato sexual.
O tratamento fisioterapêutico consiste em orientações sobre a anatomia pélvica, reeducação postural, consciência corporal e reeducação da musculatura do assoalho pélvico através de exercícios, cones vaginais, massagem perineal, biofeedback e eletroestimulação, melhorando a circulação, a sensibilidade e promovendo a normalização do tônus muscular, além de melhorar a propriocepção (percepção de contração e relaxamento).
O tratamento pode auxiliar a mulher a fortalecer sua segurança e auto – estima, salientando que o atendimento conjunto com um psicólogo e um ginecologista também se torna relevante.

Disfunção Miccional na Infância

Fazer xixi na cama ou na roupa depois do tempo, ficar muito tempo sem ir ao banheiro ou ter uma vontade muito grande de ir toda hora, parecer que está sempre prendendo o xixi... Esses sintomas podem esconder algumas das chamadas “disfunções urinárias na criança”.
A criança está prestes a ser alfabetizada, mas os episódios recorrentes de xixi fora de hora indicam a manifestação de um problema que pode prejudicar e muito a auto – estima dela. As fraldas são aposentadas na idade média entre 2 a 3 anos quando a criança aprende a controlar sua micção, porém esse incômodo de acordar com a cama molhada é um fato comum na infância já que o mecanismo urinário da criança até os 5 anos de idade está ainda amadurecendo. Após os 5 anos, esse problema passa a ser uma doença chamada “enurese noturna”, quando a criança faz xixi na cama enquanto dorme. A perda da urina durante o dia também existe, mas normalmente ocorre quando a criança segura o xixi para continuar brincando ou existe alguma alteração na bexiga. As atividades sociais como viajar ou dormir na casa de um amiguinho se tornam limitadas e a situação acaba afetando a própria auto - confiança.   
Cerca de 15% das crianças apresentam a enurese noturna, afetando principalmente meninos. É uma alteração que precisa ser tratada por um especialista, ao contrário do que muitos pais pensam ser manha ou uma forma de se chamar a atenção devido a alguma mudança como a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais.
Além de causas como os problemas hormonais, alterações anatômicas, fisiológicas ou psicológicas, se um dos pais teve enurese quando criança, a chance do seu filho vir apresentar o mesmo problema é de grande relevância.
A fisioterapia em Uroginecologia inclui em seu trabalho duas modalidades de tratamento para programar o xixi na hora certa e melhorar a qualidade de vida da criança que apresenta as disfunções urinárias, que são a terapia comportamental e a eletroterapia não – invasiva, explica Juliana.
O tratamento adequado da enurese beneficia não somente a criança como também seus familiares. O controle noturno da micção significa para a criança que ela é competente, que tem controle sobre seu corpo e que venceu esta etapa da vida, recuperando assim sua auto – estima, e para a família, mais uma conquista na educação da criança.
Se seu filho (a) é maior de 5 anos e ainda molha a cama mais de 2 vezes por semana, venha nos fazer uma visita.



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ginástica Hipopressiva

A Ginástica Hipopressiva é uma combinação de exercícios da musculatura abdominal, da musculatura do assoalho pélvico e da musculatura peitoral criada na década de 1950 pelo médico francês Marcel Caufriez.
Esta combinação de exercícios produz um tipo particular de movimento dos músculos abdominais, conhecido como manobra de aspiração diafragmática que tem a propriedade de puxar para cima os órgãos da pelve (bexiga, útero, ovários, etc).
Além de servir como um excelente exercício para treinar a contração dos músculos do assoalho pélvico e dos músculos abdominais, estudos recentes vêm mostrando que a ginástica hipopressiva tem apresentado resultados na melhoria de prolapsos genitais (tais como bexiga e útero caídos) dos mais diversos graus, como forma de reeducação e reposicionamento ativo dos órgãos pélvicos, podendo evitar a correção cirúrgica.

Como é feita a Manobra de Aspiração Diafragmática?

A manobra é formada por três movimentos em sequência: contração dos músculos abdominais, contração da musculatura do assoalho pélvico e contração dos músculos intercostais e peitorais. Preferencialmente a mulher deve estar deitada confortavelmente, sobre uma superfície firme e com os joelhos semi-dobrados (pés apoiados no chão).

Contração dos Abdominais: deve-se inspirar (puxar o ar) profundamente, soltar lentamente todo o ar e então trancar a respiração enquanto se contrái os abdominais com força, encolhendo a barriga, empurrando o umbigo para dentro como se faz para tentar fechar o zíper de uma calça apertada;
Contração da MAP: mantendo a barriga encolhida, a MAP deve ser contraída com toda a força e sustentada (sem soltar);
Contração dos Intercostais e Peitorais: ainda com a barriga encolhida e a MAP contraída, deve-se estufar o peito, afastando as costelas e abrindo os ombros (sem mexer os braços ou os ombros).

Importante: Antes de iniciar qualquer um dos exercícios propostos contate um médico ginecologista ou um Fisioterapeuta Especialista em Uroginecologia que possa orientar corretamente o uso da técnica.