A acne é uma doença de predisposição genética relacionada à presença dos hormônios sexuais. Aparece constantemente na adolescência, podendo persistir até a fase adulta, como também pode aparecer nessa fase.
A manifestação dos cravos e espinhas ocorre devido ao aumento da secreção sebácea, associada ao estreitamento e obstrução do folículo pilo sebáceo, dando origem aos cravos pretos (abertos) ou brancos (fechados). Aparecem principalmente na face e no tronco, áreas ricas em glândulas sebáceas.
A acne pode ser classificada em 4 graus:
Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas)
Grau II: cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas)
Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos)
Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.
A acne deve ser tratada desde o início a fim de evitar as suas seqüelas, como as cicatrizes na pele ou os distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto – estima de quem é acometido pela acne.
Casos graves podem ser tratados com isotretinoína (Roacutan) indicada por um médico dermatologista, que elimina a doença definitivamente em alguns meses.
A limpeza de pele tem ação importante para o esvaziamento dos poros e diminuição das lesões não – inflamatórias (cravos) para que estes não se transformem em espinhas.
Medicações de uso tópico e os peelings superficiais também são grandes aliados no tratamento da acne.
Outra opção de tratamento muito eficaz é a Terapia Fotodinâmica ou Fototerapia por Diodo que promove a irradiação da luz nas áreas afetadas, onde após a aplicação de uma substância que reage com a lesão da acne, absorve melhor a luz, levando à sua destruição.
A escolha do tratamento ideal depende de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação por um profissional capacitado.
Venha conhecer nossos Tratamentos Estéticos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário