-->

sábado, 10 de março de 2012

Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia

A fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia é uma especialidade da fisioterapia que consiste em prevenir e tratar as disfunções do assoalho pélvico tais como incontinências urinárias, fecais e disfunções sexuais femininas e masculinas.
Para entender melhor, vou lhe explicar o que é assoalho pélvico:
O fundo da pelve óssea (bacia) termina em uma cavidade em forma de funil chamada cavidade pélvica, a qual contém os órgãos pélvicos (útero, ovários, bexiga, reto). O fundo desse funil é fechado por uma espécie de “cama elástica” chamada de períneo ou assoalho pélvico, que é formado por músculos e ligamentos.
O que é a incontinência urinária?
A incontinência urinária é a queixa de perda involuntária de urina decorrente de esforços (por exemplo, tossir, espirrar, rir, realizar atividade física) ou daquela urgência de ir ao banheiro e perder a urina antes de chegar ao vaso sanitário.
Vários são os fatores que podem ocasionar uma perda urinária: gestação, idade avançada, alterações hormonais, obesidade, atividades de alto impacto, falha no armazenamento e esvaziamento da bexiga ou traumas na região do períneo ou do assoalho pélvico. No grupo de homens que passaram pela cirurgia de prostatectomia (retirada da próstata), a incontinência urinária pode ser transitória ou não, estando presentes também a perda da urina aos esforços e a disfunção erétil.
A fisioterapia atua também na preparação da gestante para o parto normal e sua recuperação pós - parto, sendo também um poderoso recurso para o alívio de dores e desconfortos causados pela gestação, como dor nas costas e inchaço nas pernas.
O trabalho da fisioterapia se faz necessário à população para a melhora funcional, do bem – estar e da qualidade de vida do indivíduo, uma vez que suas desordens físicas podem levar a alterações emocionais e sociais e que esta intervenção se apresenta como uma boa alternativa terapêutica para o tratamento das disfunções urológicas e ginecológicas devido ao seu baixo custo e a ausência dos efeitos colaterais adversos da terapia medicamentosa.
Para um diagnóstico preciso, converse com seu médico e venha nos procurar.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fisioterapia para Gestantes

O trabalho da Fisioterapia em Obstetrícia é um suporte indispensável às gestantes nesta fase tão importante e de tantas transformações no corpo e na vida de uma mulher. Esse período é constituído de intensas mudanças físicas, fisiológicas e psicológicas e é nesse momento em que as gestantes são acompanhadas por um profissional especializado na área para o alívio das dores e desconfortos da região lombar e/ou pélvica, inchaço nas pernas, prevenção de alterações como a incontinência urinária, orientação postural ou com o objetivo de realizarem uma atividade física orientada.
Sabe – se que o parto normal (via vaginal) pode causar um “trauma” na região do períneo quando associado a fatores de risco como o segundo período de parto prolongado, peso elevado do recém – nascido, uso do fórceps ou fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.
Durante a gestação, a sobrecarga na musculatura do assoalho pélvico é significativamente aumentada. Afinal, além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos agora ele precisa sustentar todo o peso do bebê e dos anexos embrionários (placenta, líquido aminiótico..) durante todo o dia, especialmente quando a mulher está em pé ou sentada.
Por esse motivo seria ideal que a mulher, ao planejar ter filhos, treinasse sua musculatura antes e durante a gravidez a fim de prevenir alterações indesejáveis.
A realização de exercícios específicos elaborados nessa fase tem como objetivo proporcionar uma gestação saudável aumentando a resistência, força, relaxamento e a coordenação motora dos músculos perineais, evitando lesões e auxiliando a passagem do bebê no momento do parto.
Caso você deseja que seu bebê nasça através do parto normal, é imprescindível que você desenvolva o fortalecimento e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, para garantir um parto e uma recuperação pós – parto muito mais tranquila e saudável.  
O programa de fisioterapia obstétrica é indicado a partir do primeiro trimestre de gestação onde a futura mamãe é submetida a uma avaliação por um profissional especializado na qual serão notadas suas necessidades particulares.
Converse com o médico que acompanha seu pré - natal e venha nos procurar.  

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fisioterapia Dermato - Funcional

A Fisioterapia Dermato - Funcional é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta que atua na área estética visando a prevenção e o tratamento corporal da gordura localizada, celulite, flacidez, pré e pós - operatório imediato e tardio de procedimentos cirúrgicos, distúrbios circulatórios e câncer de mama. 
Na estética facial desenvolve tratamentos para acne, cicatrizes, manchas, limpeza da pele, hidratação, nutrição e rejuvenescimento.   
Dispomos dos seguintes tratamentos estéticos faciais e corporais:

  • Limpeza de Pele
  • Hidratação Facial
  • Drenagem Linfática Facial
  • Peeling de Diamante Facial
  • Peeling Corporal
  • Drenagem Linfática Corporal
  • Massoterapia (Massagem Relaxante)
  • Corrente Russa
  • Endermologia
  • Ultrassom 1 e 3 mHz
Os tratamentos dermato - funcionais visam o bem - estar, qualidade de vida e saúde, além do fator estético, trabalhando o equilíbrio funcional do organismo, oferecendo benefícios e bons resultados na escolha do procedimento mais favorável para cada caso. 

quinta-feira, 1 de março de 2012


UROGINECOLOGIA E UROLOGIA

A reeducação do assoalho pélvico permite o tratamento das disfunções genitourinárias através da intervenção nas funções da estática lombo – pélvica e na coordenação, fortalecimento e relaxamento do grupo muscular de cada região que compõe o assoalho pélvico, atuando nas seguintes disfunções:
  • Incontinências Urinárias femininas e masculinas de esforço, urgência, envelhecimento, pós – operatório
  • Disfunção Miccional na Infância
  • Incontinência Anal e Fecal
  • Prolapsos Genitais (queda do útero, bexiga)
  • Dispareunia e Vaginismo (dor ou desconforto no ato sexual)
  • Bexiga Neurogênica flácida ou espástica 
  • Cistite Intersticial e Algias Pélvicas

OBSTETRÍCIA

A fisioterapia proporciona a gestante uma assistência global, possibilitando – a vivenciar a gravidez de forma mais natural, iniciando o acompanhamento a partir do 4º mês de gestação até a fase do pós – parto, tendo como benefícios: aliviar tensões musculares e algias lombo – pélvicas, desenvolver a força, coordenação e relaxamento muscular do assoalho pélvico a fim de evitar prolapsos e incontinências, além de promover uma melhor recuperação no período pós – parto.

DERMATO – FUNCIONAL

  •  Limpeza de Pele
  • Hidratação Facial
  • Peeling de Diamante Facial
  • Peeling Corporal
  • Fototerapia por Diodo
  • Drenagem Linfática Facial
  • Drenagem Linfática Corporal
  • US 3 mHz + Endermologia
  • Terapia Combinada (Ultrassom + Endermologia + Drenagem Linfática Corporal)

EVOLUÇÃO FISIOTERAPIA
R. Sergipe, 76 – Centro – Águas de Lindóia – SP
(19) 3824 1177 / 92157351

Endermologia


Tratamento realizado com equipamento de tecnologia francesa, onde a aspiração e a mobilização da derme estimulam a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.
Este tratamento favorece a vascularização, a flexibilidade de tecido conjuntivo e a tonificação das fibras elásticas, diminuindo a aparência da celulite, assim como da flacidez. 
Além de atenuar os efeitos da celulite, a endermologia faz uma esfoliação que retira as células mortas da pele, deixando-a tonificada e devolvendo o brilho natural. A flexibilidade também é estimulada, devido à indução da produção de colágeno e elastina (substâncias responsáveis pela elasticidade da pele).
Destinado a profissionais da área médica de reabilitação, trauma-ortopédica e dermato-funcional (estética). Foi desenvolvido para terapia por vácuo: endermoterapia, endermologia e vacuoterapia, tendo como campo de aplicação:  cirurgia plástica, gordura localizada, celulite, melhora da circulação e auxílio na drenagem linfática, queimaduras de pele, tonificação e tensão muscular.
As sessões são indolores e realizadas, em média, duas vezes por semana.