-->

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fisioterapia para Gestantes

O trabalho da Fisioterapia em Obstetrícia é um suporte indispensável às gestantes nesta fase tão importante e de tantas transformações no corpo e na vida de uma mulher. Esse período é constituído de intensas mudanças físicas, fisiológicas e psicológicas e é nesse momento em que as gestantes são acompanhadas por um profissional especializado na área para o alívio das dores e desconfortos da região lombar e/ou pélvica, inchaço nas pernas, prevenção de alterações como a incontinência urinária, orientação postural ou com o objetivo de realizarem uma atividade física orientada.
Sabe – se que o parto normal (via vaginal) pode causar um “trauma” na região do períneo quando associado a fatores de risco como o segundo período de parto prolongado, peso elevado do recém – nascido, uso do fórceps ou fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.
Durante a gestação, a sobrecarga na musculatura do assoalho pélvico é significativamente aumentada. Afinal, além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos agora ele precisa sustentar todo o peso do bebê e dos anexos embrionários (placenta, líquido aminiótico..) durante todo o dia, especialmente quando a mulher está em pé ou sentada.
Por esse motivo seria ideal que a mulher, ao planejar ter filhos, treinasse sua musculatura antes e durante a gravidez a fim de prevenir alterações indesejáveis.
A realização de exercícios específicos elaborados nessa fase tem como objetivo proporcionar uma gestação saudável aumentando a resistência, força, relaxamento e a coordenação motora dos músculos perineais, evitando lesões e auxiliando a passagem do bebê no momento do parto.
Caso você deseja que seu bebê nasça através do parto normal, é imprescindível que você desenvolva o fortalecimento e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, para garantir um parto e uma recuperação pós – parto muito mais tranquila e saudável.  
O programa de fisioterapia obstétrica é indicado a partir do primeiro trimestre de gestação onde a futura mamãe é submetida a uma avaliação por um profissional especializado na qual serão notadas suas necessidades particulares.
Converse com o médico que acompanha seu pré - natal e venha nos procurar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário